O seu jornal virtual de cultura

Um jornal virtual dedicado aos jovens. Falarei sobre cinema, meu foco principal, e sobre assuntos culturais que agradem aos interessados. Criamos esse blog para escrever e aperfeiçoar minha futura profissão, e, principalmente, para interagir com as pessoas do meio jornalístico e todos que tenham gosto por cultura e cinema. Deixem seus comentários, críticas, depoimentos e participem com dicas e dúvidas. Espero que gostem do meu trabalho. Wânyffer Monteiro

sexta-feira, setembro 15, 2006

Diário de uma paixão

Título original: The Notebook

Gênero: Romance

Duração: 121 minutos

Ano: 2004

Site oficial: www.thenotebookmovie.com

Cine-repórter: Aline Farias



Sinopse: Um dos internos de uma clínica geriátrica lê, para uma outra paciente, um diário que relata a vitória de um grande amor sobre as muitas dificuldades vividas por um casal irremediavelmente apaixonado: Allie Amilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling). Um desfecho surpreendente e emocionante se desenvolve na passagem de cada cena.

"Diário de uma paixão" ("The notebook"), baseia-se no livro "Diário de Noah", escrito pelo brilhante romancista Nicholas Sparks, autor de outras obras primas como a que inspirou "Um amor para recordar" ("A walk to remenber"). Um filme a princípio frustrante, mas com um desenrolar intenso, profundo e arrebatador. O autor consegue desvencilhar-se de um contexto pouco criativo e desenvolver um relato de vida único e apaixonante.

A questão da moça rica e do rapaz sem recursos, o namoro proibido pelos pais da protagonista e uma seqüência de cenas do filme, são a mais fiel representação de um tipo de romance já muito saturado no meio cinematográfico. Em contrapartida, desenrola-se uma história de amor sem excessos de sacarose e que proporciona ao expectador uma reflexão intensa, sendo capaz de levar à comoção o público mais exigente.

Os protagonistas precisam transpor uma série de obstáculos até que consigam, finalmente, se entender e ficar juntos. Além do preconceito contra Noah e da direta intervenção da mãe de Allie impedindo a comunicação do casal, há ainda a separação de sete anos entre os dois. Nesse período, Allie conhece um novo homem e ao reencontrar seu par romântico está a poucos dias de seu casamento, precisando escolher entre a paixão de sua vida e o sério compromisso assumido.

Quando jovens, ao terem sua primeira noite de amor, Allie e Noah idealizam um futuro juntos, o ator principal planeja a reforma do local onde se conheceram intimamente e detalha como gostaria que o lar deles fosse edificado. O protagonista, no período em que está distante de sua amada, constrói esse sonho com suas próprias mãos, sendo fiel aos seus planos. Em um dado momento, não sabe o que fazer com a obra-prima que construiu e divulga a venda da casa em um jornal. É nesse episódio que Allie, revendo o amor de sua vida, resolve ir ao seu encontro.

Não é um filme com idéias nem acontecimentos revolucionários, contudo as belíssimas paisagens, uma narrativa inteligente, um elenco absolutamente harmonioso, além da perfeita sintonia entre os protagonistas, são um grande privilégio para os telespectadores, não podendo deixar de ser citada também a belíssima trilha sonora.

Os episódios se intercalam entre o passado e o presente, criando um “flashback” muito bem trabalhado, contando também com uma narrativa habilmente interligada. A curiosidade do expectador é, aos poucos, estimulada, fazendo com que a atenção precise ser redobrada e tornando os pontos altos do filme ainda mais impactantes.

Os instantes mais apaixonados do casal não deixam de conter, na medida e no momento certos, uma intimidade real. O sentimento que faz Allie e Noah unidos prevalece de maneira incontestável. O carisma e a harmonia do casal são tão grandes que o amor deles parece permanecer ingênuo mesmo depois que eles já se conhecem completamente. Eles vão além do amor entre homem e mulher, são mais que amantes; são cúmplices e amigos.

A história relatada se passa entre as décadas de 40 e 50, fazendo uma abordagem histórica, embora sutil, indiscutivelmente necessária, com a passagem pelo período da Segunda Guerra Mundial. A produção e o figurino de arte são de um extremo bom gosto e se adequam bem ao período pelo qual passa o filme.

Os detalhes dispensáveis não aparecem nas cenas. Uma edição enxuta e direta faz a narrativa transcorrer com grande leveza. O expectador tende a deixar-se conduzir pelo ritmo do filme, desprendendo-se de qualquer constrangimento e, muitas vezes, não conseguindo conter as lágrimas.

Entre os episódios, desenvolve-se também um humor discreto, fazendo com que o drama não consuma a cena por inteiro, dando aos momentos felizes um destaque especial e merecido. No desfecho, é possível observar algo além de um simples romance: uma lição de vida.

Apesar de alguma previsibilidade, toda comoção pode ser explicada pelo fato de tratar-se com imensa profundidade de um tema tão delicado como amor, que é mostrado em sua face mais verdadeira e pura, sendo representado com muita naturalidade e finalizado com uma magnitude capaz de levar ao êxtase, entusiasmando e emocionando o público com a real possibilidade de um amor eterno.



Elenco:
James Garner (Noah Calhoun)
Gena Rowlands (Allie Hamilton)
Rachel McAdams (Allie Hamilton - jovem)
Ryan Goislin (Noah Calhoun - jovem)
Joan Allen (Mãe de Allie)
Heather Wahlquist (Sara Tuffington)
Elizabeth Bond (Secretária)
Jamie Brown (Martha Shaw)
Nancy De Mayo (Mary Allen Calhoun)
Jennifer Echols (Enfermeira Irene)
Sylvia Jefferies (Rosemary)
Eve Kagan (Ellen)
Meredith Zealy (Maggie Calhoun)
James Marsden (Lon Hammond Jr.)
Sam Shepard
Ficha Técnica:
Estúdio: New Line Cinema / Gran Via / Avery Pix
Distribuição: New Line Cinema / Warner Bros.
Direção: Nick Cassavetes
Roteiro: Jeremy Leven, baseado em livro de Nicholas Sparks
Produção: Lynn Harris e Mark Johnson
Música: Aaron Zigman
Fotografia: Robert Fraisse
Desenho de Produção: Sarah Knowles
Direção de Arte: Scott Rittenour
Figurino: Karyn Wagner
Edição: Alan Heim
Efeitos Especiais: Custom Film Effects / Bob Shelley's Special Effects International Inc.
Premiações:
Ganhou 2 prêmios no MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Revelação Feminina (Rachel McAdams) e Melhor Beijo (Ryan Gosling e Rachel McAdams). Foi ainda indicado na categoria de Melhor Atriz (Rachel McAdams).

28 Comentários:

  • Às 9/16/2006 2:13 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Amozim, vc evoluiu de forma notóriaem relação à postagem anterior! Você n imagina a felicidade que sinto por contribuir com isso... Parabéns! Conte comigo sempre... Bjaum...

     
  • Às 9/16/2006 2:21 AM , Blogger Wânyffer Monteiro disse...

    Um post muito mais maduro em relação ao anterior, o q me orgulha mujito, afinal além d colega d blog vc já é 1 amiga especial.
    O filme é extremamente comovente e vc consegue passar-nos essa idéia sem contar os mistérios q envolvem o contexto.
    parabéns aline

    beijão

    wan

     
  • Às 9/16/2006 6:56 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Realmente você sintetizou muito bem o filme, um filme que prende a atenção, mesmo quando já se percebe o que está or acontecer. Fica fácil falar, pq sou fã desse filme, e em algumas cenas, percebemos mesmo a questão da época em que se desenrola o filme.
    Aconselho a todos para assistir, principalmente quando escuto as pessoas mencionando Amor para Recordar como "O FILME de amor".

     
  • Às 9/16/2006 7:23 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Esse filme é lindo, otima descrição

     
  • Às 9/16/2006 7:53 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Line, miga,
    se garantiiiu fia!
    muito bom mesmo!
    olha, tu estás de parabéns e
    eu faço questão de dizer mais uma vez e de repetir quantas vezes se fizerem necessárias, que tu és uma guria inteligentíssima e que ainda vai colocar muita gente no cabresto com tanto talento!
    Haaaa, e me convenceu, viu?
    depois desse espetáculo de resenha, eu vou assistir ao filme, ha se vou!
    rsrs

     
  • Às 9/16/2006 8:04 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Depois desse comentário ao mesmo tempo enxuto e sem delongas quem não assistirá esse filme?
    Line, vc tá de parabéns viu mana? Me convenceu!!!
    quero assistir a esse filme sim.

    Em um comentário claro, leve, sem palavras difíceis, objetivo...enfim maravilhoso, você nos incentiva a assistir o filme sem utilizar do merchandising das produções hollyodianas.
    Adorei.

     
  • Às 9/16/2006 9:09 PM , Anonymous Anônimo disse...

    alininha,o texto ficou bem menor e mais objetivo em relação ao interior,por isso,muito melhor!
    parabéns!adorei! o filme é lindo!
    você é linda!
    eu sou linda!
    todo mundo é lindo! :)

     
  • Às 9/17/2006 10:45 AM , Anonymous Anônimo disse...

    aline...vc foi bem objetiva e deixou qm nunk assistiu cm vontade,mto bom texto,principalment pq vc num disse uma coisinha do filme q todo mundo gosta eh d descobrir...vc lembrou da trilha sonora,das lindas imagens,mto bom mmmmmesmu!!!vc saber q eu A-M-O esse filme neh??entao valeu por ter feito uma resenha a altura da magnitude da obra!!!
    PARABÉÉÉÉNNSSS!!!

     
  • Às 9/17/2006 7:30 PM , Anonymous Anônimo disse...

    eh fodao esse filme

     
  • Às 9/17/2006 7:40 PM , Anonymous Anônimo disse...

    o comentario ficou mto booom msm!!!!este eh o genero d filme q amooooooooooo...wan parabéns!!!!te amo mto e vc sab?!

     
  • Às 9/17/2006 7:57 PM , Anonymous Anônimo disse...

    mais uma vez surpreendendoo!!!
    ;**
    amoo

     
  • Às 9/17/2006 8:48 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Line
    primeiramente parabens pela iniciativa do Blog!!
    certamente é uma otima oportunidade pra vc aprender e expor seu aprendizado como tb passar conhecimento aos leitores!!
    "segundamente" parabens pelo texto,
    foi convincente , eu pelo menos ja qro assistir a esse filme hein...
    e também não foi uma leitura desgastante como costumam ser esses tipos de comentários ...
    parabens mais umas vez..
    continue seguindo esse caminho q vc chega lá...
    bjaaaum
    Denise (NEN)

     
  • Às 9/18/2006 6:21 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Aline , parabéns mais uma vez.
    Muito bem feita a tua sinopse...
    FLW mah

     
  • Às 9/20/2006 10:09 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Aline, a gente não se conhece, mas quero deixar aqui os meus parabéns. Li tb o seu 1º post, mas achei que esse ficou melhor, menos extenso e mais objetivo.

    To adorando esse trabalho de vcs!
    E tb to fazendo até uma listinha pra assistir à todos esses filmes =D

    Bjo Aline !

    E pra minha querida e amada Wanzinha tb !!

    ^^
    =**

     
  • Às 9/20/2006 5:28 PM , Anonymous Anônimo disse...

    waaan
    esse filme eh 10
    bom pelo menos eh o que parece pelo seu texto
    ;D
    amo vc
    bjs

     
  • Às 9/20/2006 9:19 PM , Anonymous Anônimo disse...

    vije minina,como ficou massa...arrasou em amiga...melhor q o primeiro...tudo bem q eu n li o primeiro mas so o tamanho dele assusta...esse ta completo e necesario ao entendimento!!!
    PARABENS minha futura jornalista
    Bjaum

     
  • Às 9/21/2006 11:37 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Uma das melhores crítiks q já vi!
    Perfeita descrição.
    Kero até assistir dnovo!
    Parabéns Aline!!!
    Sugestão: Coloque uma nota no final ou pelo menos uma indicação.
    Volterei por aki!
    Boa sorte p/vc6!!!

     
  • Às 9/21/2006 11:56 AM , Blogger Wânyffer Monteiro disse...

    Excelente dica!
    Estou certa d q minha parceira tbm irá aprovar e aderir!
    Seria bom q vc se identificasse através do nosso email: portaljovemblog@hotmail.com, p/ podermos trocar mais idéias.
    Vc6 sabem q suas sugestões e críticas são sempre mto bem-vindas!
    Nosso blog é atualizado uma vez por semana, então n deixem msm d passar por aqui e ver as boas novidades que trazemos p/vc6!

    Aline Farias

     
  • Às 9/22/2006 1:08 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Olá, minha linda, parabéns pelo trabalho! Um site muito bem organizado e ptrojetado, ótima estética e um texto maravilhoso. Fica valendo ainda a dica que eu te disse, reforçada pelo anonimo aí em cima.

    Beijos e Sucessos

     
  • Às 9/22/2006 8:04 PM , Anonymous Anônimo disse...

    nossa! vcs nao precisam nem de facul! uiaheuahuea
    jah tao prontas!
    sugestooes: a espera de um milagre
    eh antigao mas eh perfeito!

     
  • Às 9/22/2006 9:41 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Muito bom..
    O texto aborda realemente o que todos sentimos assistindo a esse filme.
    Muito bom gosto o filme escolhido.
    Relato bem feito que respeita também o leitor que ainda não conhece o filme, pois não revela o segredo revelado no final do filme. Desperta também bastante interesse nos que ainda não conhecem o filme.
    Parabéns aos escretores.

     
  • Às 9/22/2006 10:41 PM , Anonymous Anônimo disse...

    ta massa aline, ta se garntindo.
    pra quem ta treinando, tu ta otima!

    e ne cunversa de cunhado puxa-saco nao. realmente da bem desenvolvida a critica.

    e como tu disse ue vale sugestao, la vai: "A vida de david Gale"!

    bjos.

     
  • Às 9/23/2006 2:12 PM , Anonymous Anônimo disse...

    OI FILHA, FICOU LINDO! PARECE ATÉ QUE FOI UM GRANDE PROFISSIONAL QUE ESCREVEU, PESSEI ATÉ QUE NÃO FOSSE VC! NÃO DUVIDANDO DA SUA CAPACIDADE POIS SEI QUE VC VAI LONGE MAIS É PORQUE PARECE QUE FOI UMA PESSOA MUITO EXPERIENTE NO RAMO, AGORA SEI QUE VC TÁ NO LUGAR E NA FACULDADE CERTA DESEJO SUCESSO, FELICIDADE E DIZER QUE TENHO UM ORGULHO IMENSO DE VC TE AMO MUITO VC É A RAZÃO DO MEU VIVER.
    BJS
    RITA FARIAS

     
  • Às 9/23/2006 3:11 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Concordo com a maioria. Essa sinopse está melhor do que a anterior, que apesar de não ter postado, eu li, viu?
    O texto menor é mais fácil de ler, principalmente porque ler no computador não é tão agradável quanto ler no papel.
    Aline,eu fiquei com uma dúvida, você diz na sinopse que eles fazem planos sobre a edificação do futuro e após a primeira noite de amor, mas pelo que eu me lembro, ele só tem a primeira noite quando se reencontram anos depois. Se fui eu que entendi errado ou estou enganada, desculpe, não estou aqui para criticá-la, foi só algo que me intrigou.
    A sinopse ficou boa e fiel, achei interessante porque você não esqueceu de comentar sobre o elo que le cria entre a ficção e a realidade, fazendo com que o contexto histórico influa no curso do romance. Foi o que mais gostei, na verdade.
    Ah! Concordo com você que a colocação dos flashs back ficaram muito boas.
    A única coisa que eu não gostei muito na crítica, mas que não a desqualifica, foi a linha de tempo. Você fala do final e volta pro começo e passa pelo meio, do qual falou pouco sobre o terceiro membro do triangulo amoroso, apesar de que ele é meio apagado no filme mesmo. Tirando isso eu gostei mesmo, sem mentira.
    Beijão, viu?
    Espero ter ajudado e não atrapalhado
    Continue evoluindo com o mesmo empenho e talento

     
  • Às 9/23/2006 3:53 PM , Blogger Wânyffer Monteiro disse...

    Muito obrigada pela tão construtiva critica, Marcella. Além de assistir e pesquisar sobre o filme, também li resenhas do livro (O diário de Noah) e é possível que tenha feito alguma confusão. Irei verificar e farei a correção imediatamente, caso seja necessário. Quanto a linha de tempo, tentei ser fiel a cronologia do próprio filme, aos fleshbacks, com o filme começando no passado.Em uma próxima vez tentarei melhorar esse ponto, para não deixar dúvidas no leitor. Mais uma vez, obrigada. Beijos!
    Aline Farias

     
  • Às 7/11/2008 6:07 PM , Anonymous Anônimo disse...

    olá!
    hoje tive a oportunidade de ver este belo filme em minha faculdade U.E.G onde curso pedagogia.
    resolvi fazer uma resenha do mesmo, e tive como base o seu blogger,o qual me tirou todas as duvidas.muito obrigada, quero te dizer que você é muito esperto e estar no lugar certo.Quero sempre poder contar com pessoas assim.
    um beijo,chirley

     
  • Às 8/29/2008 12:55 PM , Blogger *Maa* disse...

    parabéns pelo blog!
    ele eh muito bom, me ajudou no meu trabalho!
    parabens de verdadeee
    um beijo
    Maa

     
  • Às 3/22/2010 2:07 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Para quem gostou do Diário de Noah, recomendo a lerem Laços de Amizade de Cássia G. Montouto. Vi este livro e fiquei fascinada pela história. Ele suavemente nos mostra a difícil batalha em conciliar a vida de dois jovens apaixonados. Lembrei mt dos romances de Nicholas Sparks ao lê-lo, e creio que este romance emplacará mts vendas....

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial