O seu jornal virtual de cultura

Um jornal virtual dedicado aos jovens. Falarei sobre cinema, meu foco principal, e sobre assuntos culturais que agradem aos interessados. Criamos esse blog para escrever e aperfeiçoar minha futura profissão, e, principalmente, para interagir com as pessoas do meio jornalístico e todos que tenham gosto por cultura e cinema. Deixem seus comentários, críticas, depoimentos e participem com dicas e dúvidas. Espero que gostem do meu trabalho. Wânyffer Monteiro

domingo, maio 23, 2010

Entrevista com o crítico Diego Benevides

Diego Benevides (22) é formado em jornalismo pela Universidade de Fortaleza e desde o terceiro semestre da faculdade é um dos mais de 20 colaboradores do site Cinema com Rapadura (CCR). Durante a faculdade foi um dos redatores da revista A Ponte e hoje, paralelamente à especialização em assessoria de imprensa, é editor, crítico e colunista do CCR.
Como você foi integrar a equipe do Cinema com Rapadura?
Eu estava no terceiro semestre de Jornalismo quando conheci uma colunista do CCR, que na época estava precisando de gente para escrever na seção de notícias. Eu nem me interessava muito por jornalismo na internet, mas percebi que seria uma boa oportunidade para treinar o que eu estava vendo na faculdade e, principalmente, serviria como portfolio. Então desde 2006 eu comecei a trabalhar para o CCR e estou lá até hoje, sem previsão para sair. Fiquei encantado com as possibilidades do webjornalismo, das ferramentas e da interatividade com o leitor.
Qual a sua função específica no site?
Quando eu entrei no site, eu integrava a equipe de notícias. Com o passar dos meses, comecei a me envolver em outras áreas de conteúdo e, mesmo achando que eu não estava preparado, comecei a escrever críticas dos filmes que estreavam na cidade. Como minha paixão por cinema aumentou, comecei a estudar teoria e a ver muitos filmes para ter maior know how e argumentos nos textos, já que a partir do momento que você critica um filme, é preciso saber o que e como argumentar, baseado em estética, linguagem, direção, roteiro, etc, e todos os aspectos que devemos analisar em uma obra.
Hoje, sou editor geral de conteúdo do portal, continuo criticando filmes e também sou colunista, além de porta voz do site, ao lado do diretor, Jurandir Filho. Controlo produção de conteúdo e toda a equipe, que conta com redatores de vários estados do Brasil.
Considera importante uma maior interatividade com o leitor?
Acredito que trabalhar com internet proporciona maior interatividade com o leitor, até porque a internet é mais rápida e acessível. Sempre recebemos emails e comentários no próprio portal que dão retorno ao nosso trabalho, além das ferramentas interativas como Twitter e Orkut, que mostram quem é boa parte dos nossos leitores e o que eles mais gostam de ver no site.
Você trabalha no site, mas já foi editor de impresso. Qual a maior diferença no formato de ambos?
Na época de faculdade, eu estagiei com revista impressa e foi uma experiência maravilhosa, principalmente porque o trabalho é bastante delicado. Não é só texto, precisamos nos preocupar com diagramação, qualidade de imagem, impressão, etc, tudo para que o produto final possa levar qualidade ao leitor. No impresso, mais especificamente em revista, temos maior tempo e liberdade para produzir e pensar no conteúdo, e várias possibilidades de encantamento para o leitor. Uma vez impressa, não tem como voltar atrás em algum erro ou inadequação da revista. É outro processo se comparado à internet.
Na internet, tudo é mais rapido, temos que ter conteúdo todo tempo, alimentar as diversas seções que criamos para o CCR, administrar uma equipe maior que produz conteúdo. Como somos um 'portal', a demanda para conteúdo é maior. No caso do diretor do site, é preciso um trabalho pesado diário para atualização da capa do portal, com imagens, texto, anunciantes, promoções, etc. É preciso lidar com a parte de programação do site e toda a linguagem e design do site, com administrador e sistema de postagem. Então é bem mais delicado e exige mais da equipe. Também temos o podcast, que nos possibilita outro alcance de leitores e ouvintes, então o trabalho é mais detalhado e requer maior atenção diária.
O que mais gosta no seu trabalho?
Gosto de falar sobre cinema e todas as outras coisas atreladas ao tema. Como tenho outras atividades diárias que não envolvem o CCR, é sempre um desafio ter um site para comandar e responder por ele. Mas trabalhar com o que a gente gosta é sempre gratificante, além de fazer com que eu melhore todos os dias como profissional, leve informações, troque informações, receba elogios (e ofensas, claro) e saiba como lidar com a exposição do seu nome assinando um texto que nem sempre agrada.
O webjornalismo dá vantagens à crítica de cinema?
A maior vantagem do webjornalismo em relação à crítica de cinema é justamente a instantaneidade e rapidez com que ela chega até o leitor. Além disso, a internet possibilita que tenhamos um arquivo de textos antigos, que nunca fica perdido. Então se alguém vê um filme que passou há dois anos e quer saber o que um crítico pensa sobre ele, o texto continuará no site para conhecimento e análise do leitor. A internet gera acessibilidade, arquiva informação e engrandece um veículo, como no caso do CCR, que é um grande produtor de conteúdo. Na internet, as críticas podem ser em texto, em vídeo, em áudio... em diversos formatos e tamanhos... basta apenas ao crítico saber como quer atingir seu público. Trabalhar com internet é dispor de uma infinidade de ferramentas interativas e eficazes para fazer o principal: levar o conteúdo que o leitor quer ver.
Diego fala sobre o Cinema com Rapadura:
O CCR hoje é um dos maiores e mais reconhecidos portais de cinema do Brasil. O que mais impressiona é que as regiões Sul e Sudeste são as que trazem maior número de leitores. Como o CCR é originalmente cearense, está sempre no nosso objetivo conquistar também os nordestinos. Por isso, temos parceiros e apoiadores que levam nosso nome pelo Brasil (e pelo mundo). Costumamos também trabalhar com cobertura de eventos ligados ao tema, como o Cine Ceará e o Curta Canoa, dois festivais de cinema do Estado, além de eventos variados pelo País (dependendo da disponibilidade da nossa equipe).
Percebemos uma boa aceitação e respeito do público pelo nome que o CCR conquistou (e conquista) nesses anos de existência. Então nossa meta é continuar crescendo e com a meta de que é sempre possível melhorar. Quem trabalha no CCR é,. acima de qualquer coisa, apaixonado por Cinema e vê no portal a oportunidade de demonstrar isso. Então contamos com uma equipe séria e que acredita no potencial do portal, sendo hoje um bom portfolio para quem quer trabalhar tanto na área da web quanto em cinema.
Me orgulho do trabalho que eu faço nesses mais de 4 anos que eu participo do CCR e tenho o portal como um verdadeiro filho, que você tem que dá atenção a ele todos os dias. Pensar nos milhares de leitores que esperam para ler sobre um determinado filme e ficar informado sobre o que está acontecendo no mundo do cinema é o que motiva a continuar produzindo sem parar.
W.A.M.

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