O seu jornal virtual de cultura

Um jornal virtual dedicado aos jovens. Falarei sobre cinema, meu foco principal, e sobre assuntos culturais que agradem aos interessados. Criamos esse blog para escrever e aperfeiçoar minha futura profissão, e, principalmente, para interagir com as pessoas do meio jornalístico e todos que tenham gosto por cultura e cinema. Deixem seus comentários, críticas, depoimentos e participem com dicas e dúvidas. Espero que gostem do meu trabalho. Wânyffer Monteiro

quarta-feira, maio 02, 2007

Título Original: Cold Mountain


Gênero: Drama


Tempo de Duração: 155 minutos


Ano de Lançamento (Inglaterra): 2003


Direção: Anthony Minghella


Roteiro: Anthony Minghella, baseado em livro de Charles Frazier


Fotografia: John Seale



Cine-repórter: Wânyffer Monteiro
Anthony Minghella nos presenteia com mais um filme primoroso. Ele, ganhador do Oscar de melhor diretor por “O Paciente Inglês” (1996), mostra que sete anos depois consegue, ainda, nos deleitar com seus trabalhos. Cold Mountain, de 2003, conta com um elenco incrível e ótimos efeitos visuais. Qualquer um que já tenha assistido outras obras-primas de Minghella, como “O Talentoso Ripley”, sabe da sua capacidade de chocar e emocionar simultaneamente. Inman (Jude Law), um rapaz tímido de Cold Mountain, apaixona-se por uma doce moça do sul, Ada Monroe (Nicole Kidman). Sem tempo de viver verdadeiramente esse amor, eles se separam por um longo período em decorrência da guerra civil americana. Após anos de sofrimento, enfrentando a morte e as dificuldades de uma vida sozinho, ele decide retornar à sua terra natal, onde sua namorada o espera com grandes problemas financeiros.

A temática do filme não é original. Uma história de amor em meio a tempos de guerra. Entretanto, a abordagem dada por Anthony Minghella, que além de dirigir também é responsável pelo roteiro, dá um ar de novidade a um assunto batido. Uma história de guerra sem ufanismo exasperado ou demonstrações agudas de amor à causa, é movido pela história de amor dos dois protagonistas, sem esquecer o momento histórico e sua importância.

Sem dúvidas um dos maiores trunfos do diretor e roteirista foi o excelente elenco escolhido. Renée Zellweger e Jude Law roubam a cena, valendo o mais que merecido Oscar de melhor atriz coadjuvante para Renée. Além de contar com Nicole Kidman (ganhadora do Oscar de melhor atriz por “As Horas” de 2002), Philip Seymour Hoffman, Natalie Portman, Giovanni Ribisi e Donald Sutherland. Jude Law está em seu melhor momento, provando que pode fazer muito mais que filmes sem sal como “Alfie” e que é um dos melhores atores de sua geração. Zellweger está incomparavelmente brilhante, enriquecendo as cenas e o filme com seu jeito único de interpretar.

Com uma fotografia arrebatadora e cenas extremamente realistas e bem escritas, Cold Mountain merecia ter concorrido ao Oscar de melhor filme, o que não aconteceu. Apesar do final fraco e pouco emocionante, o longa, baseado em livro de Charles Frazier, é um dos melhores trabalhos de Anthony Minghella.

4 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial